segunda-feira, 27 de maio de 2013

aCEITAÇÃO - Por Vinícius Linné


A dor é uma sensação. Quem disse que é ruim? Não é. Não se você se convencer disso. Se você decidir senti-la até o fim. Não é você quem vive dizendo que quer colecionar sensações? Comece, então, pelas suas dores todas. Desde aqueles cortes agudos no braço até o dedo trucidado pela máquina de moer. Desde a solidão de um domingo à noite até o fatal término do casamento.

Dor.

É mais fácil se você aceitar. Se você a vivenciar como sendo parte do que existe e do que não pode ser evitado. Diga: "É dor, eu sei" e a deixe doer. 

Não digo para você desejar a dor, para causá-la... Não... isso seria doentio. Digo apenas para que aprenda a conviver com ela. Que não coloque compressas e emplastros anestésicos tão depressa. Deixe doer. Observe como é belo o sangue vermelho pingando sobre os azulejos brancos. Veja o quanto é lindo seu rosto franzido, sua lágrima translúcida, seu afinado gemido. Conte em quantos cacos se faz uma alma, quebre os maiores, bata seus próprios recordes, se desfaça em pedaços cada vez menores. 

Há outra opção? É possível desvencilhar-se? Fingir que não dói? Mudar-se para um país em que nada jamais doa?

Não é. Aguentar é tudo que resta, então. Aguentar enquanto as agulhas entram no seu corpo. Enquanto as facas caem nos seus pés. Enquanto alguém arranca sua unha da pele. Enquanto ninguém responde ao seu e-mail. Enquanto os dias passam em branco. Enquanto você queima os próprios sonhos. Enquanto desiste de se fazer entender. Enquanto desata laços e nós. Enquanto se desfaz de quem se desfez de você. Enquanto percebe que não doer é em vão...

Dor... É só uma sensação... e vai passar. Você sabe que vai. Aguente, por enquanto.

2 comentários:

  1. Perfeito. Para o meu momento, para a minha vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em traduzir.... e infeliz por saber que tu também te dói. :/

      Excluir

o Febre CRÔNICA agradece sua leitura e comentário.