segunda-feira, 5 de agosto de 2013

e AS LUZES? - por Vinícius Linné

@mrphoto27

Você chegou até ela, bem piegas, e disse "você ilumina meu mundo". Ela riu. Ela gargalhou  imensamente. Mesmo assim. Mesmo assim, você a chamou para ir em sua casa. Para lhe mostrar o jardim e as luzes. "Você quer ver as luzes?" Ela riu de novo, mas disse sim.

Nas folhas formando florestas, no gramado, nos azulejos trazidos de Portugal, no balanço comido de ferrugem e tempo, nas cercas, nas grades, nas grandes gramas, no seu próprio coração. Em tudo, enroladas, feito arames farpados, as luzes de natal. 

Não era nem setembro.

Tanto trabalho por ela. Tanto.

Quando ela chegou riu mais. Riu como se não fosse parar. Como se fosse esgotar-se de todo ar e despencar ali, morta, hirta, dura, fria. "Esse é seu mundo iluminado? Suas luzes são luzes de mentira!"

E você ali, olhando para ela que mais uma vez gargalhava. Olhando para as luzes, tão bonitas, tão bonitas...

Vá! Incendeie as luzes de mentira, as luzes que piscam e piscam a não mais poder. Vá! Mastigue o hélio dos bicos, triture nos dentes os vidros, incendeie as luzes que ela chamou de "luzes de mentira". Faça! Faça luzes de verdade.

Burn this house.
Burn it blue.

Queime. Primeiro as luzes, depois a praça e, por fim, as próprias sombras. Mostre a ela que as luzes são sempre de verdade. Que toda luz é luz. Pisca-pisca ou fogueira-que-chega-ao-céu.

Vá! Queime. Queime-se. Faça até mesmo a cegueira maior, a cegueira de olhos podres, de lágrimas de álcool, conseguir lhe enxergar.

Inteiro.
Resplandescente.
Até que enfim fatal. 
Vá!

Você não foi.

Você esperou ela sair - ainda rindo - e arrancou todas as luzes. Você enrolou fios sem se preocupar com os nós, sem ligar para as lâmpadas que se enroscavam e caiam, caim para ser pisadas no mastigar de vidros das suas botas. Você deixou tudo ali mesmo, no jardim, pegando chuva e ressecando com o sol. Ela nunca mais voltou. Você nunca mais iluminou o mundo. Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o Febre CRÔNICA agradece sua leitura e comentário.